Notícias

Sesai lança projeto para preenchimento de vagas em Processos Seletivos Internos

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) vem trabalhando constantemente nas questões relacionadas aos trabalhadores atuantes na saúde indígena. Com isso, está lançando uma nova possibilidade de preenchimento das vagas previstas nos Planos de Trabalho dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI): os Processos Seletivos Internos.

Os DSEI juntamente com as entidades conveniadas poderão realizar processos seletivos internos para a captação de profissionais dentro do próprio distrito, que estejam aptos a desempenhar novas atividades, como por exemplo a troca de função de Agente Indígena de Saúde (AIS) para Técnicos de Enfermagem, ou mesmo de Técnicos de Enfermagem para os cargos de Enfermeiros.

Algumas condições deverão ser consideradas para que o DSEI possa realizara a abertura desses editais de seleção, como por exemplo a inexistência de cadastro reserva vigente para os cargos com vagas em aberto.

Os processos seletivos internos poderão ocorrer anualmente, e estarão aptos a concorrerem as vagas em questão trabalhadores que já estejam contratados para atuação no DSEI há mais de um ano, que não tenham recebido nenhuma advertência no mesmo período. Para avaliação de desempenho, serão aplicadas provas objetivas e práticas aos candidatos, para melhor avaliação das funções inerentes aos cargos em questão.

É a SESAI trabalhando em prol da valorização dos trabalhadores da saúde indígena, e buscando mais transparência e objetividade nos processos seletivos. 

 Profissionais de Saúde e Atenção Básica

Somente em 2020, a SESAI contratou 1.233 profissionais de saúde para atuar nas aldeias. Em 2021, mais de 2.110 profissionais estão sendo contratados.

Ao longo de todo o período da pandemia, a SESAI tem desenvolvido estratégias para aprimorar o atendimento. Para oferecer mais agilidade em situações de emergência, a Secretaria autorizou a contratação das Equipes de Resposta Rápida (ERR) para atuar diretamente nos DSEI. Composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, a equipe permanece de dispõe de meios de transporte – terrestre, fluvial e aéreo – essas equipes podem ser levadas a pontos dos distritos onde haja problemas relacionados à covid-19. No total, 311 profissionais foram contratados para comporem essas equipes. 

 

(Fonte: Nucom/Sesai)

Publicado em 04/10/2021