Secretária de Saúde Indígena destaca aplicativo testado pela Fundação São Vicente de Paulo no DSEI de Cuiabá em Mostra Nacional de Epidemiologia

O software adotado pela Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba/MG para ampliar o controle de atendimentos no Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Cuiabá (MT) foi destacado pela a Secretária de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi, durante a 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças realizada de 04 a 06 de dezembro em Brasília.

Ao explicar sobre os principais desafios para que dados da Saúde Indígena sejam integrados, a Secretária citou o aplicativo desenvolvido pela empresa Mais Vida que permite monitorar desde o deslocamento de profissionais até a distribuição de medicamentos. O software, desenvolvido em parceria com a Sesai, pode revolucionar atendimento de saúde pública. “Estamos diante de um desafio gigantesco, mas que estamos enfrentando e avançando. Um exemplo é iniciativa do DSEI Cuiabá que está testando um aplicativo que vai monitorar todo o atendimento das equipes multidisciplinares de saúde indígena e como esses dados poderão ser integrados às bases de informação do SUS”, afirmou Sílvia Waiãpi.

Segundo o Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo, Guilherme Chaves, o aplicativo vem tendo boa aceitação nas comunidades e também pelos os profissionais que atuam na saúde indígena. “O projeto está tendo uma ótima aceitação tanto pelos trabalhadores da saúde que, hoje, preenchem cerca de 58 formulários cujos dados serão inseridos no sistema, quanto pelos indígenas moradores das aldeias e da cidade que estão percebendo a chegada de uma nova tecnologia para ajudá-los no acompanhamento da saúde de seus familiares”, destacou Guilherme Chaves.

O Coordenador adianta que falta muito pouco para que o Software seja implementado em todo o processo de atendimento. “Já finalizamos as etapas iniciais, como por exemplo, o treinamento da equipe de área do polo Rondonópolis, da equipe técnica do DSEI Cuiabá, dos trabalhadores Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e da equipe técnica e administrativa da Fundação. Na CAF, inclusive, o sistema entrou em funcionamento em outubro deste ano, mês em que a Fundação São Vicente completou um ano do convênio assinando com a Sesai”, informou.

Publicado em 06/12/2019