Profissionais do DSEI Leste Roraima recebem capacitação em antropologia

Foto: Emily Costa

A conveniada Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba/MG está realizando o curso de capacitação em antropologia juntamente com o Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) para todos os colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima. Aproximadamente 1.100 profissionais participam do curso que é dividido em quatro módulos de dez horas cada, somando 40 horas no total.

Iniciado no dia 10 de agosto, o curso é coordenado pela antropóloga Lêda Martins, que atua há mais de 30 anos na saúde indígena e possui longa experiência na área. “O objetivo é familiarizar os profissionais com os conceitos básicos da antropologia e com a história dos povos indígenas da região. Possibilitar um melhor entendimento das equipes sobre o contexto cultural destas comunidades é fortalecer o respeito com as práticas e a medicina tradicional indígena”, explica Lêda.

Segundo a antropóloga, para permitir que todos os profissionais que atuam no Distrito possam ser capacitados para o trabalho em contexto intercultural sem interromper a escala das atividades laborais ou comprometer o atendimento às comunidades indígenas, o curso está sendo realizado por meio de método inovador que combina aulas presenciais e modalidade de Ensino à Distância (EAD). As equipes que atuam nas terras indígenas estão sendo priorizadas e integram as primeiras turmas. O curso deve ser finalizado para as equipes multidisciplinares até o final de 2021.

Vale lembrar que a capacitação em antropologia é uma exigência da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e um dos indicadores do Plano de Trabalho Distrital (PDSI). “Quando iniciei como servidora do Distrito Leste, em 2015, tive uma introdução a antropologia. Agora, quase sete anos depois, estou tendo novas aulas. É importante porque a antropologia nos leva a um conhecimento peculiar em relação aos povos indígenas”, acrescenta a cirurgiã-dentista Chirley Wanderley.

Publicado em 17/08/2021