Profissionais de Saúde do DSEI ARN participam de treinamento de enfrentamento à COVID-19

Profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro e do DSEI Yanomami participaram no último sábado, 09, do Treinamento em Biossegurança para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) neste momento de pandemia causada pelo novo coronavírus.

Na ocasião, os profissionais de saúde fizeram um diagnóstico sobre a atual situação do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), que é considerado o mais indígena do Brasil, no enfrentamento a COVID-19. Vale lembrar que, a cidade é a porta de entrada da região conhecida como Cabeça do Cachorro, onde vivem 23 povos indígenas, além de ser via de acesso para a Terra Indígena Yanomami, entre Amazonas e Roraima.

De acordo com o Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo, Elias Albuquerque, a iniciativa visa proteger os profissionais que estão na linha de frente nesta luta de combate ao coronavírus.  “ A realização deste evento demostra a preocupação do DSEI ARN com aqueles que cuidam da saúde das comunidades indígenas.  É importante que os profissionais estejam bem treinados para o uso correto dos equipamentos de proteção individual durante os atendimentos em saúde nos Polos Bases, CASAI, Hospital e, principalmente, durante a visita domiciliar que é fundamental na prevenção da doença”, destacou o coordenador.

O treinamento, realizado sob a orientação dos médicos Dr. Paulo Sérgio Leal Reis e Dr. Luiz Medina ambos da Organização Humanitária Médicos Sem Fronteiras, contou com a participação de 40 profissionais e ainda, de membros do Comitê de enfrentamento e combate a COVID19.

Publicado em 11/05/2020