Notícias

Produção audiovisual mostra a rotina de trabalho do DSEI Alto Rio Negro nas comunidades indígenas do noroeste do Amazonas

   

                                            

Com intuito de mostrar a rotina de trabalho das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) nas comunidades do noroeste do Amazonas, a Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG), conveniada que atua no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI ARN), produziu um material audiovisual sobre os atendimentos de saúde realizados, na região, sob as orientações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

No vídeo, a técnica de enfermagem Maria Clarice Brito detalha o cotidiano dos profissionais que compõem as EMSI’s. “No dia a dia, a gente acorda bem cedo para ir às comunidades. Além das visitas domiciliares, realizamos atendimentos, palestras e ações dos programas de imunização nos centros comunitários”, afirma.

Tendo em vista que as aldeias indígenas estão localizadas entre florestas cujo acesso mobiliza uma grande logística de transportes aéreo, fluvial e terrestre, levar atendimento de saúde às comunidades da Amazônia é um grande desafio conforme revela o Coordenador do DSEI ARN Ernani Gomes.  “Como nos demais DSEI’s da Amazônia, a dificuldade de acesso é o principal desafio e no DSEI Alto Rio Negro não é diferente.  O transporte fluvial é o predominante, bem como, o aéreo.  São áreas de difícil acesso e de floresta intactas. Têm localidades que as equipes chegam a deslocar 800 km de mata em plena floresta amazônica”, destaca o coordenador.  

Entretanto, o comprometimento de levar atendimento de saúde às comunidades supera as dificuldades enfrentadas e faz toda a diferença para a população indígena. É o que conta o Capitão da Comunidade Terra Preta, Vanildo Carreiro. “Sou nascido e criado aqui. Antigamente, não existia essas coisas. Agora, a gente tem o pessoal da saúde que vem vacinar, dar remédio e tratar outras doenças”, completa.

Vale lembrar que os indígenas são atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS) e especificidades da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

Publicado em 08/07/2021