Notícias

Novembro Azul: Profissionais do DSEI Leste de Roraima realizam palestra sobre prevenção ao câncer de próstata na aldeia Monte Muriá

 

 

Profissionais que integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima realizaram, na última semana, palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata na aldeia Monte Muriá.  O bate papo sobre a importância de prevenir esta doença, que é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, faz parte das ações da campanha Novembro Azul do DSEI.

De acordo com o Ministério da Saúde, 42 homens morrem por dia em decorrência do câncer de próstata e cerca de 3 milhões vivem com a doença. Celebrado em 17 de novembro, o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata” deu origem ao movimento Novembro Azul para alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Confira os principais sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

- dor óssea;

- dores ao urinar;

- vontade de urinar com frequência;

- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Fatores de risco:

 

- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

- obesidade.

 

Prevenção e Tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

  

(Com informações do Ministério da Saúde)

 

Publicado em 23/11/2020