Notícias

Mais de 50 AIS do DSEI Leste são capacitados na Estratégia às Doenças Prevalentes na Infância e Imunização com Ênfase no Calendário Vacinal

Aconteceu na última semana, dos dias 23 a 28 de janeiro um curso de capacitação para os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima. O encontro foi realizado na Comunidade Indígena Três Corações. Com os temas Atenção Integrada ás Doenças Prevalente na Infância (AIDIPI) e Imunização com Ênfase no calendário vacinal da Criança e da Gestante, mais de 50 AIS participaram do curso.


A capacitação foi ministrada pelos enfermeiros Laryssa Gadelha, especialista em Urgência e Emergência e Oncologia, José Waldemir, especialista em epidemiologista e multiplicador do AIDIPI pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Maurílio Lopes, especialista em Obstetrícia e Intensivista Neonatal e Paulo César Lima, enfermeiro Clínico e do Trabalho.

De acordo com Laryssa Gadelha a meta é fazer uma cobertura vacinal nas comunidades. “Quando fazemos essa cobertura ainda na infância, com várias doses de reforço garantimos a proteção que surte efeito aos nossos indígenas até a vida adulta”. A especialista explicou ainda no decorrer da vida, são oferecidos 20 tipos de vacinas, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunização, destas 18 são direcionadas às crianças e adolescentes.

De acordo com Enfermeira Laryssa Gadelha é fundamental oferecer aos AIS subsídios para agirem de forma proativa e preventiva frente as situações de saúde materno infantil, com a finalidade de otimizar e qualificar o atendimento na atenção primária oferecendo maior qualidade e segurança em saúde. Já na imunização a meta é fazer uma ampla cobertura vacinal nas comunidades. “Quando fazemos essa cobertura ainda na infância, com várias doses de reforço garantimos a proteção que surte efeito aos nossos indígenas até a vida adulta”.

A especialista explicou ainda no decorrer da vida, são oferecidos 20 tipos de vacinas, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunização, destas 18 são direcionadas às crianças e adolescentes. A expectativa dos orientadores é que partir de agora, os AIS desenvolvam suas atividades nas comunidades indígenas usando as ferramentas e ensinamentos entregues durante a capacitação, e contando com o suporte do grupo de apoio da Educação Permanente.

 

  

Para a enfermeira Laryssa Gadelha 

é fundamental oferecer aos AIS subsídios para agirem de forma proativa

e preventiva frente as situações de saúde materno infantil.

__________________

 

 

Com os temas Atenção Integrada ás Doenças Prevalente na Infância (AIDIPI) 

e Imunização com Ênfase no calendário vacinal da Criança e da Gestante,

mais de 50 AIS participaram do curso

 

 

Publicado em 30/01/2023