Hospital São Vicente de Paulo: um exemplo de solidariedade, luta e superação

Instituída na década de 70, a Fundação São Vicente de Paulo tem um legado de luta e solidariedade na cidade de Paraopeba, localizada a aproximadamente 100km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Considerada uma instituição de saúde e assistência social de caráter filantrópico e beneficente, a Fundação São Vicente de Paulo mantém por meio de convênio com a Prefeitura, o Hospital São Vicente de Paulo – Pronto Atendimento, que oferece à comunidade os serviços médicos de urgência e emergência 24 horas.

A história do Hospital começou em março de 1960 com a conclusão do projeto de construção. Com o apoio da população da cidade, a obra saiu do papel e foi inaugurada em 1974. Foram 38 anos de prestação de serviços de saúde à comunidade de Paraopeba e região.

Entretanto, a instituição passou por um momento difícil, mas conseguiu se reerguer como conta a Diretora Vice- Presidente Maria do Carmo Félix da Silva. “O hospital passou por uma intervenção que levou ao seu fechamento prejudicando toda a população.  Com muita luta, conseguimos reabrir o pronto atendimento e devolver à população a esperança de ter atendimento digno”, conta.

Combatente na linha de frente pela a reabertura do Hospital, Maria do Carmo olha para trás com gratidão. “A sensação é de dever cumprido como cidadã, pois qualquer um poderia ter assumido essa luta, mas acho que Deus me deu esta missão e sou muito grata por isso”, afirma.

De acordo com Maria do Carmo, nos últimos anos, o Hospital São Vicente realizou aproximadamente 70.000 atendimentos. Para 2019, a meta é ampliar o número de médicos para as especialidades de clínica geral e pediatria. “Nosso desejo é aumentar o número de atendimentos e continuar contando com o apoio da nossa equipe que está sempre unida em prol da mesma causa que é salvar vidas”, acrescenta.

Vale lembrar, que para a manutenção do Hospital, a Fundação São Vicente conta também, com o apoio daqueles que quiserem abraçar a causa. As doações podem ser feitas por meio do desconto na conta de água da COPASA,  direto na Secretaria da Instituição ou através do site http://www.fundacaosvposs.com.br/.bndd1

Publicado em 30/12/2018