Fundação São Vicente de Paulo participa da Etapa Distrital da 6ª Conferência de Saúde Indígena em Roraima e Cuiabá

A Fundação São Vicente de Paulo participa das Etapas Distritais que acontecem no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Leste de Roraima e no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Cuiabá. Estas Etapas Distritais antecedem a realização da 6ª Conferência de Saúde Indígena prevista para 27 a 31 de maio de 2019 e vem sendo realizada em vários Distritos do país até o dia 31 deste mês.

De acordo com o Coordenador Local do Dsei Leste de Roraima, Aldemar Marinho, o encontro que conta com a participação de todos os delegados eleitos nas etapas locais, visa discutir e aprovar as propostas recebidas das bases, que posterirormente serão encaminhadas à etapa nacional. “Estas propostas apresentadas pelas comunidades indígenas visam a melhoria da política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas, tendo a parceria da Fundação São Vicente de Paulo neste importante trabalho”, destacou Marinho.

Reforçando a importância da Etapa Distrital, o Coordenador Regional da Fundação São Vicente de Paulo em Cuiabá, Guilherme Chaves, salienta que a etapa distrital tem discutido propostas importantes a serem debatidas na Conferência Nacional. “As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva, em nome da Fundação São Vicente de Paulo, me sinto honrado em participar dessa construção, que tem como objetivo buscar melhorias para as comunidades indígenas”, reforçou.

Chaves ressalta ainda, as treze Etapas Locais que foram realizadas nas Aldeias Cravari, Umutina, Portal do Encantado, Perigara, Coqueiro, Meruri, Rio Verde, Santana, Pakuera, Três Jacu, Barracão Queimado, Alantesu Central e Gomes Carneiro. “Nessas etapas locais foram eleitos 128 Delegados que são pessoas atendidas pelo projeto, representantes do Governo e trabalhadores da saúde”, acrescentou.

Publicado em 13/12/2018