FUNDAÇÃO SÃO VICENTE DE PAULO

Mais de Cem RGs são emitidos durante mutirão de cidadania realizado na Aldeia Gomes Carneiro

Em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá e Polo Base Rondonópolis, servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional, Politec e Defensoria Pública realizaram dos dias 28 de novembro a 1º de dezembro, na Aldeia Gomes Carneiro, da Terra Indígena Tereza Cristina, a emissão de 105 unidades de Registros Gerais (RG).

Os documentos, em 1ª e 2ª via foram emitidos de acordo com a demanda dos indígenas. Além do documento de identidade, que garante direitos e deveres e dá cidadania para a pessoa, os moradores da comunidade puderam realizar outros encaminhamentos juntos à Defensoria Pública, ampliando o acesso aos direitos mais básicos.

De acordo com Ronicleia Aparecida Ferreira dos Santos, enfermeira responsável pelo Polo Rondonópolis, a atividade desenvolvida na Aldeia Gomes Carneiro é a primeira ação de um projeto que tem como foco ampliar os mutirões de cidadania para expedição de documentos nos territórios indígenas. Ronicleia dos Santos pontuou que “com o apoio das instituições foi possível colocar a iniciativa em prática e a meta é que no próximo ano, outras regiões sejam contempladas”.

Publicado em 05/12/2022