Fundação lança aplicativo de Pós-Atendimento para usuários do Hospital São Vicente de Paulo/Pronto Atendimento 24h

Com intuito de acompanhar o paciente após o atendimento realizado no Hospital São Vicente de Paulo - Pronto Atendimento 24h, localizado no município de Paraopeba/MG, a Fundação São Vicente de Paulo implementou, recentemente, o aplicativo “+ Saúde ao Cidadão”. Trata-se de um software que permite a equipe médica monitorar o quadro de recuperação do paciente sem que ele precise dirigir-se à unidade e, ainda, notificar o usuário sobre a proximidade de consultas e procedimentos para a confirmação do comparecimento no dia e horário marcados.

No que tange ao monitoramento da recuperação do paciente, é importante frisar que, em casos de complicações, o aplicativo permitirá que o profissional de saúde oriente o retorno do paciente ao Pronto-Atendimento ou procure outra unidade hospitalar que trate situações de alta complexidade.

Disponível gratuitamente no Play Store e Apple, o aplicativo aparece com o nome “soucidadão” e pode ser baixado em qualquer aparelho celular com sistema Android ou IOS. No entanto, a efetivação do cadastro no sistema só acontecerá após o atendimento no Hospital São Vicente de Paulo- Pronto Atendimento 24h, uma vez que se trata de uma plataforma exclusiva para pós-atendimentos.

Funcionamento do APP

Durante o atendimento médico e com o aplicativo já instalado no celular, o paciente terá acesso a seu prontuário impresso, que contém um QR Code, para que seja realizado o primeiro acesso à plataforma.  Objetivando oferecer maior segurança e evitar que os dados do paciente sejam acessados por terceiros, o aplicativo fecha automaticamente após algum período de inutilização, sendo necessário realizar o login novamente.

Para dar início ao pós-atendimento, o paciente receberá um questionário, via aplicativo, que possibilita à equipe de saúde analisar, com base nas respostas, o seu quadro de recuperação e orientá-lo conforme recomendações médicas. Se julgar necessário, o profissional da saúde solicitará ao paciente o retorno à unidade ou, em casos de agravamento, que procure um hospital de alta complexidade. Para realizar este diagnóstico com maior precisão, o profissional terá acesso aos principais dados do paciente como nome, idade, prontuário e classificação de risco.

Segurança

Para assegurar o absoluto sigilo dos dados e das mensagens trocadas entre paciente e profissional, a conexão do aplicativo é feita utilizando tecnologia Web Services 2, que garante de que as trocas de informações estão sendo restritas ao profissional e ao paciente. O sistema usado no APP atende todos os Requisitos do Nível de Garantia de Segurança conforme LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Acesso para quem não usa celular com Android ou IOS

O aplicativo permite o acesso de vários pacientes por meio de um único aparelho celular. Portanto, caso o usuário tenha dificuldades ou não possua um celular com sistema Android ou IOS, ele poderá escolher alguém de sua confiança, de preferência que tenha acompanhado o seu atendimento médico na unidade hospitalar para auxiliá-lo. Neste caso, caberá ao paciente compartilhar as chaves de acesso ao seu prontuário com terceiros.

Publicado em 16/03/2021