Notícias

Equipe de Saúde participa de curso sobre como reduzir os indicadores das IST nas aldeias

Profissionais da Saúde que atendem em território indígena e nas Casas de Saúde Indígena (CASAI), participam até quinta-feira, 24, da Capacitação em Abordagem Sindrômica. O curso tem como foco melhorar a qualidade da atenção à saúde e reduzir os indicadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) nas aldeias.

Promovido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá a iniciativa busca contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais durante a abordagem frente aos casos de ISTs, compreender os aspectos epidemiológicos relacionados aos casos; reunir sinais de sintomas na construção de hipóteses diagnósticas das diversas IST’s, identificar os principais tratamentos para as IST’s abordadas e propor medidas de prevenção. Para o médico Rafael Lobo, que há quatro anos atua no DSEI Cuiabá e atende na área de Pantanal e Santana, do Pólo Cuiabá, o aperfeiçoamento vai fortalecer o atendimento das equipes frente aos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Enfermeira no DSEI Cuiabá, Fernanda Delfino Miranda explicou que outro ponto mencionado durante a capacitação foram os encaminhamentos via Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Existe este serviço de saúde especializado para os IST’s, portanto o DSEI depende deste serviço para a disponibilização deste medicamento, por isso a importância de organizar um fluxo diferenciado para a saúde indígena”, pontuou.

Fernanda Miranda detalhou ainda que o trabalho desempenhado pelo DSEI, em parceria com o SAE e o Estado e municípios, que possibilitará o acesso dos indígenas o acesso fluxo de acompanhamentos diferenciados daqueles pacientes que foram diagnosticados com IST’s em território.

As metodologias aplicadas no curso foram adequadas à prática cotidiana dos profissionais da área indígena, seguindo as orientações e conteúdo programático do Ministério da Saúde. O material didático utilizado segue as diretrizes terapêuticas para profilaxia pós-exposição PEP de risco à infecção pelo HIV, IST e hepatites virais, correlacionando com os dados epidemiológico do DSEI Cuiabá. Mais de 35 profissionais entre farmacêuticos, médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, odontólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais estão reunidos debatendo o tema.

Fotos:

A abertura do curso contou com a participação de Audimar Rocha Coordenador do DSEI e Vanildo Ariabo Quezo Presidente do CONDISI Cuiabá.

 

A Capacitação é ministrada pelas enfermeiras Liney Maria de Araújo e Lidiane Cunha Siqueira.

 

Farmacêutica Bianka Larise, Enfermeiros Liney Maria de Araújo, Vinicius Ortega Camolezi e Lidiane Cunha Siqueira.

 

Para Rafael Lobo, o aperfeiçoamento vai fortalecer o atendimento das equipes frente aos casos de IST

 

Mais de 30 profissionais estão reunidos debatendo o tema

 

Publicado em 23/11/2022