Em parceria com Fundação São Vicente de Paulo e Ibama, indígenas realizam mutirão de coleta do lixo na Aldeia Kolidiki

Os moradores da Aldeia Kolidiki, do Polo de Tangará da Serra(MT), em parceria com os profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP), que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá e com profissionais do Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram na última semana, mais um mutirão de limpeza na aldeia.

O coordenador local da Fundação, Guilherme Oliveira Chaves, explica que estas ações de coleta do lixo nas aldeias têm sido constantes, uma vez que a iniciativa busca alertar a comunidade local sobre a importância de manter o ambiente limpo e assim, evitar a proliferação de mosquitos e consequentemente doenças.

Além da prevenção de doenças, a força tarefa acontece ainda, com foco na reciclagem e conservação ambiental.  “A mata é a casa deles e ninguém gosta da casa suja. Quando acontece esta ação de coleta do lixo é muito legal ver a participação de todos, desde as crianças aos terceirizados como motoristas que prestam serviços na aldeia. Após estas ações de coleta quando visitamos as aldeias temos percebido o ambiente menos sujo, eles estão conscientes da importância de reciclar, juntar o lixo em um local específico e reduzir a queima”, ressalta o coordenador ao reforçar que, depois de separado, o lixo coletado na aldeia segue para a reciclagem. Ao todo mais de 50 pessoas participaram da ação.

indigenas ação 3

Publicado em 24/07/2019