DSEI Leste: Vídeo sobre Medicina Tradicional Indígena é lançado durante a 99ª Reunião Ordinária do CONDISI

Seguindo as orientações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a Fundação São Vicente de Paulo de Paraopeba (MG) vem apoiando as práticas de medicina tradicional indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima. Com o intuito de promover a visibilidade e a valorização das tradições dos povos originários, a Conveniada produziu um material audiovisual sobre as oficinas de produção de remédios caseiros, que acontecem nas aldeias assistidas pelo Distrito. O lançamento do vídeo ocorreu no início desta semana, durante a 99ª Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDIS).

O vídeo mostra a oficina realizada no Lago Caracaranã, Terra indígena Raposa Serra do Sol, em março deste ano.  A iniciativa é coordenada por mulheres indígenas, que utilizam o conhecimento ancestral sobre plantas raízes nativas para a produção de remédios caseiros. “Quando você vai pegar a erva para fazer um chá, um banho caseiro ou uma pomada milagrosa, você tem que conversar e pedir à natureza, porque ela tem vida também”, destaca a coordenadora da Medicina Tradicional do DSEI Leste Roraima, Oneide Gomes.

Para a antropóloga da Fundação São Vicente de Paulo, Leda Martins, o apoio às práticas da medicina tradicional indígena aproxima os profissionais, que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), aos conceitos de saúde dos povos originários. “É de grande importância que a medicina tradicional indígena tenha visibilidade e apoio dos DSEIs para que o conhecimento ancestral dos povos indígenas seja valorizado, fazendo parte do tratamento terapêutico dos pacientes indígenas. O uso dos medicamentos e tratamentos tradicionais também é muito educativo para que os enfermeiros, médicos, dentistas se familiarizem com os conceitos de saúde e doença das comunidades indígenas.

Vale ressaltar que a ciência e o respeito às crenças e tradições dos povos indígenas caminham lado a lado no trabalho realizado pelos profissionais de saúde, que atuam no DSEI Leste Roraima.

Publicado em 30/04/2021