DSEI Leste Roraima capacita profissionais para a prevenção e tratamento de doenças prevalentes na infância

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima, realiza nos meses de agosto e setembro, a formação de quase 50 profissionais da Saúde, na Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), módulo Clínico Operacional. O curso aborda os principais problemas de saúde das crianças de dois meses a cinco anos de idade e conta com a parceria da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP), da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e  do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Roraima.

As estratégias da AIDPI foram desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde, Organização Panamericana da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância. Responsável pela formação dos grupos, o enfermeiro Jose Valdemir do Nascimento explica que a expectativa é que os participantes construam uma base mais aprimorada para a identificação dos casos mais graves. “A AIDPI veio ao encontro do trabalho realizado pela equipe, que busca diminuir as mortalidades infantis mediante a sistematização do atendimento das doenças prevalentes na infância de forma integrada e simultânea”, ressalta.

A multiplicadora e enfermeira, Sandra Ariana Soares Reis, detalha que para melhor assimilação dos conteúdos, os profissionais foram divididos em pequenos grupos de 15 a 17 pessoas cada. “No início de agosto fizemos a capacitação com a primeira turma, mas o objetivo é que todos os médicos e enfermeiros que compõem o DSEI Leste de Roraima participem das formações e atuem como multiplicadores, apresentando as estratégias de AIPD para seus Agentes Indígenas e Saúde (AIS), nas comunidades onde atuam”, acrescenta. A previsão é que até o dia 17 de setembro todos os profissionais já tenham participado da formação.

Publicado em 24/08/2021