Notícias

DSEI Cuiabá: Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo Brasnorte realiza ações do “Novembro Azul” na Aldeia Halataykwa

Na última semana, profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena que atuam no Polo Brasnorte, que pertence ao Distrito Sanitário Especial Saúde Indígena (DSEI) Cuiabá, promoveram uma roda de conversa na Aldeia Halataykwa para falar sobre o câncer de próstata e demais enfermidades que acometem à saúde masculina.     

De acordo com o Coordenador Local da conveniada Fundação São Vicente de Paulo, Guilherme Chaves, a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças que atingem os homens faz parte das ações da campanha nacional “Novembro Azul” realizadas pelo DSEI Cuiabá. “Cada Polo vem organizando as atividades referentes à campanha e o DSEI Cuiabá também está organizando diversas ações neste sentido. O objetivo é falar sobre estas doenças, sobretudo, sobre o câncer de próstata alertando para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, completa Guilherme.

Embora, historicamente, predomine no perfil de morbidade e mortalidade dos povos indígenas no Brasil as doenças infecciosas e parasitárias, especialistas relatam o aumento da incidência das doenças crônicas degenerativas como o câncer entre esses povos.  A incorporação de novos hábitos culturais e urbanização seriam as principais causas destas ocorrências.

Estudos revelam ainda, que apesar da menor incidência de câncer em povos indígenas, as taxas de óbito mais elevadas foram relatadas entre este grupo da população brasileira. Por isso, promover ações preventivas nas comunidades indígenas é fundamental.

Publicado em 09/11/2020