DSEI Alto Rio Negro promove conscientização sobre a violência contra a mulher em São Gabriel da Cachoeira

A CASAI do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro realizou, na última semana, uma roda de conversa para debater sobre violência doméstica. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional da Luta contra a Violência conta a Mulher promovida anualmente de 04 à 10 de outubro.

De acordo com a coordenação da CASAI-ARN, em fevereiro deste ano foi apresentado um estudo realizado pelo Projeto Mulheres Indígenas, Gênero e Violência no Rio Negro, que revela que entre janeiro de 2010 a dezembro 2019 foram notificados 4.681 casos violência contra a mulher no município de São Gabriel da Cachoeira. Conforme os dados, grande parte das agressões ocorridas nesse período foram cometidas pelo companheiro ou ex-companheiro sob uso de bebidas alcoólicas. O estudo diz ainda, que a maiorias das mulheres que sofreram algum tipo de agressão tinham entres 25 a 64 anos.

Durante a roda de conversa pacientes e acompanhantes internados na CASAI-ARN puderam obter mais informações sobre a legislação que protege as mulheres de agressões sejam essas físicas emocionais ou morais, uma vez que muitos desconhecem as leis e como elas se aplicam aos povos indígenas. O evento contou com a participação de homens e mulheres.

Publicado em 14/10/2020