Notícias

DIA “D”: DSEI ARN realiza ações para destacar a importância da multivacinação e a imunização contra a pólio

 

No último sábado, 17, foi realizado em todo o país o “Dia D” das campanhas nacionais de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite. Embora essas campanhas estejam sendo realizadas separadas, elas acontecem ao mesmo tempo e vão até o dia 30 de outubro.  

No Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro (ARN), a mobilização foi marcada pela roda de conversa ministrada realizada na CASAI do distrito pela enfermeira Rosilene Dutra e toda a equipe de plantão.

Na ocasião, os profissionais da saúde indígena promoveram a conscientização sobre a importância das vacinas e de manter o calendário de vacinação atualizado. “Sem dúvidas, o desenvolvimento das vacinas representou um grande avanço na medicina. Por meio delas, diminuem-se os gastos com internações e medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, esses agentes imunizadores são importantes armas na luta para a erradicação de doenças, fato que já ocorreu, por exemplo, com a poliomielite” destaca a coordenação da CASAI- ARN.

Vale reforçar que, manter as vacinas em dia é fundamental para diminuir a incidência de algumas doenças na população. Lembrando que todas as 18 vacinas previstas no calendário de vacinação são oferecidas de forma gratuita, pelo SUS.

Publicado em 19/10/2020