1º ENCONTRO DOS COORDENADORES: Participantes retornam para seus Distritos levando muito estímulo e reconhecimento

Comprometimento. Este é o sentimento dos participantes do 1º Encontro dos Coordenadores da Saúde Indígena, realizado em Brasília, pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). O evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de maio e teve por objetivo o alinhamento das diretrizes para a realização das ações de saúde voltadas aos povos indígenas.

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, que acompanhou todo o evento, destacou a união construída e reforçada durante a programação do encontro como uma força para o enfrentamento coletivo de todas as dificuldades de se fazer saúde indígena no país. Ramos também fez questão de ressaltar que os coordenadores dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) são bravos e comprometidos em fazer a diferença na gestão da saúde oferecida aos povos originários.

“Este encontro trouxe a oportunidade de nos conhecermos, alinharmos expectativas e criarmos a sinergia necessária para motivarmos as nossas equipes. E assim, unidos, faremos um trabalho de qualidade, pois a SESAI está focada em reforçar e fortalecer as estruturas representativas do Ministério da Saúde e da própria Secretaria, por meio dos nossos DSEI e Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi)”, comentou Ramos.

Por fim, o Secretário orientou os coordenadores a conhecer ainda mais os povos indígenas, para quem todas as ações da SESAI estão voltadas. “Esse é o nosso público. Precisamos construir juntos a saúde indígena para e com eles. Nós somos o início, o meio e o fim de uma saúde melhor para as comunidades indígenas do Brasil.”

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Nesta sexta-feira, último dia do encontro, a programação ocorreu no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou com a participação do ex-Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, que reafirmou sua admiração pela SESAI e pelos coordenadores dos DSEI.

“A SESAI é única! É uma construção coletiva em que a ponta participa de todo o processo. Esse trabalho é apaixonante e vocês são heróis, cada um com uma história incrível para ser contada. Continuem o trabalho de vocês, pois ele é essencial para a saúde indígena brasileira. Aproveito para desejar boa sorte ao Secretário Ramos na realização da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI)."

RECONHECIMENTO

A representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, também esteve presente no último dia. Para ela, poucas pessoas, ao longo da história, não têm sangue dos povos originários. Ela mesma, inclusive, é bisneta de uma mulher indígena que sempre fez questão de manter vivas a cultura e as tradições de sua aldeia.

Socorro também enalteceu a SESAI pelas ações de imunização da população indígena aldeada, especialmente no combate à pandemia. “Vocês têm feito um trabalho maravilhoso durante a pandemia. Mesmo afastados uns dos outros pela doença, se mantiveram unidos e atuantes, fazendo um trabalho que é reconhecido internacionalmente. É excepcional a quantidade de vidas que vocês salvaram graças às vacinas que protegem contra a covid-19. O trabalho feito por vocês, todos os dias, é muito importante e a OPAs está sempre de portas abertas”, comentou.

PORTA-VOZ

O coordenador do DSEI Vilhena, Paulo Sérgio Sityá, avaliou o encontro em nome de todos os coordenadores como uma oportunidade de ampliar a visão em relação à atuação da SESAI em prol da saúde indígena.

“É gratificante visualizar os avanços conquistados pela Secretaria, as metas para o futuro e as perspectivas traçadas com planejamento sólido e consistente. Vivenciamos um processo de construção que nos fortalece muito. Começamos este evento apenas como um encontro de coordenadores, mas o terminamos como uma equipe muito mais comprometida com a saúde indígena brasileira”, discursou, agradecendo o apoio do Secretário Ramos e, também, do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

6ª CONFERÊNCIA

Outro assunto tratado no último dia do Encontro de Coordenadores foi o detalhamento da organização da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), feito pela assessora da SESAI, Wilma Tomé.

Ela relembrou que a conferência é um dos eventos mais importantes da história da saúde indígena do país, pois servirá como palco para aprovar as diretrizes que subsidiarão as ações de saúde locais e distritais e, também, reformular a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), instituída há 20 anos.

“Temos muita coisa para fazer e o nosso prazo está bem apertado. Temos pouco mais de 100 dias para deixar tudo pronto para receber os delegados e demais participantes da 6ª Conferência, que deve ter um público de 2,2 mil pessoas”, explicou a assessora.

Segundo ela, um dos principais desafios que é a mobilização dos cerca de 1,3 mil delegados. “Para isso, contamos muito com a atuação dos coordenadores dos 34 Distritos Sanitários de Saúde Indígena”, conclui. Vale destacar que a 6ª CNSI é organizada pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS).

COISA BOA

No primeiro dia do encontro, o Secretário Reginaldo Ramos pediu para que os coordenadores, ao longo do evento, listassem um item positivo de seu distrito e que isso fosse apresentado no último dia. Confira os três Distritos sorteados:

BOA GESTÃO – “Nosso distrito tem 19 municípios, 265 aldeias e quase 30 mil indígenas sob nossa jurisdição. Nós renovamos 100% das nossas frotas terrestre e fluvial. É mais conforto e dignidade para nossos colaboradores. Também combatemos irregularidades no fornecimento de combustível e, com base na nossa prestação de contas, recebemos um aumento na nossa cota. Essa é a SESAI que dá certo”. Januário Neto, DSEI Manaus.

MOTIVAÇÃO – “Passávamos por vários conflitos na nossa área, nossa equipe sofria muito com algumas questões ligadas à gestão. Quando assumi, decidimos mudar a nossa história. Motivação, parceria e trabalho em equipe. Essas são palavras de ordem para mim. Acredito que uma equipe forte, na ponta, é o melhor que podemos ter para fazer saúde dentro dos territórios indígenas”. Francirene da Costa Malta, DSEI Altamira.

PROCESSO INTERNO – “Nossas demandas diárias são muito grandes e conseguimos implementar mecanismos para dar mais agilidade a cada uma delas. Alguns exemplos são as reuniões periódicas para acompanhar e avaliar as necessidades, montagem de processos com check list observando os critérios legais e envio constante de planilha de controle para acompanhamento dos funcionários.” Ricardo Sérgio Dias Ângelo, DSEI Minas Gerais e Espírito Santo.

Clique para conferir os principais momentos do encontro:

Vídeos: aqui.
Fotos: aqui.