Profissionais do DSEI Leste Roraima participam de curso de capacitação e atualização em atendimento pré-hospitalar

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e prepará-los para a realização de atendimentos de urgência e emergência nas aldeias indígenas, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima iniciou na última segunda,30, mais uma turma para o curso de capacitação e atualização em Atendimento pré-hospitalar (APH).

De acordo com o coordenador do trabalho da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG), o enfermeiro Raimundo Monteiro, mais de 70 profissionais já passaram pela capacitação e atualização. Esta é a sexta turma a passar pelo curso.  “A formação das equipes em pequenos grupos facilita na orientação individual e possibilita corrigir as deficiências do treinamento”. Monteiro explica que esta formação é uma atualização e reciclagem dos conteúdos, uma vez que estes profissionais atuam há muitos anos na atenção básica e acabam perdendo a prática por não utilizar as técnicas no cotidiano.

Com conhecimento prático e teórico a aplicação das aulas é feita por profissionais do SAMU, médicos, técnicos de enfermagem e bombeiros civis, para que, caso ocorra alguma eventualidade, consigam prestar os atendimentos nas aldeias. Além do conteúdo específico, a formação aborda sobre a antropologia dos povos indígenas.

Publicado em 01/09/2021