Notícias

Equipe de Saúde Indígena do DSEI Alto Rio Negro Participa de Capacitação em Tuberculose

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro participa dos dias 21 a 22 de uma capacitação sobre a Tuberculose e a aplicação do teste de tuberculínico (PPD). A iniciativa, liderada pela equipe de saúde do Estado, tem como principal objetivo capacitar e qualificar os membros da equipe, permitindo que ofereçam um atendimento ainda mais eficaz e adequado aos usuários atendidos pela unidade.

Farmacêutica referência técnica do Programa de Tuberculose, Tamirys Winhork destaca a importância do encontro para aprimorar os conhecimentos e as práticas no combate à doença. “Temos o compromisso de garantir que nossa equipe esteja sempre atualizada e preparada para lidar com os desafios da saúde indígena, especialmente quando se trata de doenças como a tuberculose. Esta capacitação é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossas habilidades e melhorar ainda mais a qualidade do cuidado que oferecemos aos nossos usuários", afirma Tamirys.


A tuberculose continua sendo uma preocupação de saúde pública em muitas comunidades indígenas, exigindo uma abordagem especializada e sensível às necessidades culturais e sociais dessas populações. Portanto, investir na formação e no aprimoramento dos profissionais de saúde que atuam nessas regiões é fundamental para garantir o acesso a diagnósticos precoces, tratamento adequado e prevenção da disseminação da doença.


Durante a capacitação, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a tuberculose, incluindo sua epidemiologia, diagnóstico, tratamento e estratégias de prevenção. Além disso, serão instruídos sobre a correta aplicação do teste de tuberculina (PPD), uma ferramenta crucial para o rastreamento da doença.

Publicado em 21/03/2024