Notícias

DSEI Cuiabá promove curso de Vigilância em Saúde para profissionais de Saúde Indígena

Entre os dias 18 e 22 de março de 2024, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá realizou um Curso de Vigilância em Saúde voltado para profissionais da área da saúde que atuam diretamente com populações indígenas. Enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas e profissionais da área técnica participaram dessa capacitação fundamental para garantir uma vigilância eficaz e uma atenção à saúde de qualidade para essas comunidades.

O curso englobou uma série de atividades, incluindo oficinas de preparação, vigilância e resposta a emergências em saúde pública. Essa abordagem integrada é essencial para lidar com os desafios únicos que as populações indígenas enfrentam em termos de saúde. Uma das principais ênfases do curso foi a promoção da saúde e o cuidado integral.

Os participantes foram instruídos sobre a prevenção e controle de doenças e a importância da promoção da saúde e do acesso a serviços adequados. Isso envolve programas de educação em saúde adaptados à realidade das comunidades indígenas, bem como o fortalecimento dos sistemas de saúde locais, com participação ativa das lideranças e membros dessas comunidades.

Publicado em 26/03/2024