Profissionais do DSEI Leste Roraima realizam oficina de medicamentos caseiros na região Sumuru

Indígenas da Comunidade Táxi, localizada na região Sumuru, que são atendidos pelo  Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima, participaram na última semana da oficina de produção de remédios caseiros promovida pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI.

As práticas da medicina tradicional indígena vem sendo apoiadas pela conveniada Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG). “ É fundamental que os profissionais que atuam na saúde indígena tenham conhecimento sobre a medicina tradicional e que o trabalho desempenhado por estes profissionais seja alinhado ao trabalho que é feito culturalmente pelos índios”, ponderou o Coordenador Local da FSVP no DSEI Leste, Aldemar Brito.

Vale lembrar que, visando promover a visibilidade e valorizar as tradições dos povos indígenas, a Fundação produziu, no ano passado, um material audiovisual que apresenta como os remédios são feitos nas aldeias do Distrito. O material gravado durante uma oficina realizada no Lago Caracaranã, Terra indígena Raposa Serra do Sol, mostra quais plantas e raízes nativas são utilizadas para a produção de chás, banhos, pomadas e quais benefícios de cada uma delas. Confira: Clique Aqui

Publicado em 21/02/2022