Profissionais do DSEI Alto Rio Negro realizam palestras sobre os cuidados com a saúde física e mental

Muitas pessoas cuidam da saúde do corpo, mas esquecem de priorizar a saúde mental. Com o objetivo de conscientizar as comunidades indígenas sobre a importância dos cuidados diários com a saúde física e mental, a equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), do Polo Base de São Jose 2, que integra o Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI), Alto Rio Negro (ARN), realizou na última semana diversas palestras sobre temas como o Janeiro Branco, Janeiro Roxo, Saúde Bucal, Saúde do Idoso e Busca Ativa de Tracoma.

Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG) no DSEI ARN, Marcondes Campos Soares explicou que as atividades são diversas e as palestras contribuem para ampliar o conhecimento sobre saúde mental, hanseníase, a importância de uma escovação correta, o uso do fio dental, assim como incentivar a adoção de novos hábitos nas comunidades. “A iniciativa também realizou a busca ativa de tracoma que é um tipo de conjuntivite, uma inflamação da córnea, podendo causar marcas e levar à cegueira. Os sintomas são coceira, irritação, ardência e vermelhidão nos olhos. O tratamento é feito por meio de antibióticos”, acrescenta o Coordenador.

Vale lembrar que as palestras voltadas aos cuidados com a saúde e diagnóstico precoce são atividades promovidas com frequência pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI ARN.

Publicado em 03/02/2022