Com o intuito de discutir sobre temas fundamentais que visam o aprimoramento da saúde indígena, representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá e líderes comunitários de Paranatinga (MT) e região, reuniram, no dia 19 de outubro, para dar seguimento ao Plano Distrital de Saúde Indígena (PDSI) 2024.
O encontro aconteceu na Aldeia Pakuera e debateu sobre seis pontos primordiais no que tangue à saúde indígena. São eles: Atenção à Saúde; Infraestrutura e Saneamento; Planejamento e Gestão de Bens e Serviços; Monitoramento Orçamentário; Articulação Interfederativa e Controle Social.
Secretário do Condisi, Libério Uiagumereareu, explicou que as pautas são um guia para discussões e propostas futuras. “Estas propostas serão a base para as ações a serem implementadas nos anos de 2024 a 2027, refletindo um compromisso sólido com a saúde e bem-estar das comunidades indígenas”, disse. Além desses pontos de destaque, a reunião ressaltou a prioridade no acesso à água para os povos indígenas, bem como o combate à mortalidade infantil. Essas duas áreas foram destacadas como as principais metas a serem alcançadas nas ações do DSEI, entre 2024 e 2027.
O PDSI demonstra o empenho conjunto de diversos órgãos e lideranças na busca por soluções concretas e sustentáveis para as necessidades de saúde das comunidades indígenas, reforçando o compromisso com o fortalecimento desses grupos.
Publicado em 24/10/2023