Notícias

OUTUBRO ROSA: SESAI realiza ações de conscientização voltadas para o combate ao câncer de mama

Conscientizar a população indígena e promover informações sobre a importância do controle de câncer de mama. Este é o objetivo do outubro rosa, um movimento internacional, criado na década de 90 e que tem o intuito de reduzir a incidência e a mortalidade de mulheres por conta da doença.

Durante o mês de outubro, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) realizará ações de reforço entre a comunidade indígena sobre a detecção precoce dos sintomas da doença, tais como:

• Estimular as mulheres indígenas a procurarem a equipe de saúde sempre que perceberem alguma alteração em suas mamas;
• Realizar consultas, onde são feitos os encaminhamentos das mulheres de 50 a 69 anos para realização de mamografia, conforme periodicidade preconizada;
• Articulação e capacidade da rede de referência e avaliação dos riscos e benefícios envolvidos, considerando o cenário epidemiológico da Covid-19 no contexto local;

Na oportunidade, também são reforçadas as estratégias de identificação do câncer de colo de útero por meio de conscientização sobre a doença e coletas de exame Papanicolau (exame preventivo de colo de útero) para as mulheres que possuem indicação. A SESAI tem trabalhado para qualificar o acompanhamento das ações de prevenção de doenças, proteção específica e promoção da saúde das mulheres indígenas:

• Ao longo dos últimos 3 (três) anos, foram intensificadas ações de capacitação das equipes em área, aumento da força de trabalho nos polos base; aquisição direta dos kits de exames preventivos e intensificação das atividades de educação em saúde e vacinação contra o HPV.
• Em abril deste ano a SESAI, estabeleceu parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia com objetivo de garantir a análise dos exames citopatológicos e o resultado laboratorial, priorizando mulheres indígenas de 19 DSEI da região Norte com objetivo de fortalecer o rastreamento e prevenção do câncer do colo de útero e ainda proporcionar o acompanhamento necessário às mulheres que apresentarem resultados alterados.
• “Durante todo o ano, mas com ênfase ainda maior em outubro, as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) realizam estratégias de educação em saúde nas aldeias para o reconhecimento dos sinais de câncer de mama”, enfatiza Robson Santos da Silva, secretário especial de saúde indígena.

 

 Sobre o Câncer de Mama

 O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. É bom lembrar que:

• Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente;
• A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico;
• O câncer de mama não atinge apenas mulheres, também acometendo homens (mais raro); e
• O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

 

(Fonte: Nucom/Sesai)

Publicado em 11/10/2021