Na luta em combate à Malária, DSEI de Alto Rio Negro consegue reduzir 45% dos casos

Criado com objetivo de intensificar o controle da doença, o Dia Mundial de combate à Malária, celebrado em 25 de abril, reforça a importância desta luta.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, comparado ao mesmo período do ano passado, os casos de malária no Brasil, tiveram a redução de 38% .De janeiro a março deste ano, a pasta notificou 31.872 casos novos da doença, enquanto no mesmo período em 2018, foram 51.076 casos.
Nesta mesma perspectiva de redução, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alto Rio Negro, na Amazônia, registrou a queda de 45% no número de casos de malária, considerando o mesmo período do ano anterior. Quando comparado aos anos de 2017 e 2016, percebe-se que esta redução vem ocorrendo, a cada ano, já que o percentual de casos foram 33% e 24% a menos, respectivamente. Os dados foram retirados do boletim feito pelos profissionais que atuam no núcleo 5 do Distrito.

Para o Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo(FSVP) no DSEI, Maicon Barbosa, os resultados são significativos. “A equipe de profissionais da FSVP vem apresentando bons resultados, atuando com contingente de pessoas menor, porém com resultados superiores. Vamos continuar intensificando as ações para reduzir os casos de malária nas comunidades indígenas. A nossa intenção é diminuir ainda mais esses números”, avaliou.

Em busca de reduzir ainda mais estes números, o Ministério da Saúde lançou, recentemente, a campanha “Brasil sem Malária”. Conforme informações da pasta, entre os principais desafios, para 2019, estão manter a continuidade das ações de vigilância da malária, melhorar o diagnóstico e o tratamento, ter resposta rápida a surtos, mobilização social e orientação de prevenção da doença para a população.

na luta em combate.jpeg

Publicado em 26/04/2019