Colaboradores do Núcleo Ampliado de Saúde Indígena (Nasi) que integram o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, realizaram nas Aldeias do Polo Pakuera, município de Paranatinga, ações voltadas às mulheres da etnia Bakairi. O objetivo foi ressaltar à mulher Baikairi, o seu protagonismo, falar sobre o Março Lilás e a prevenção do câncer de colo de útero e realizar uma oficina de alimentos.
De acordo com a nutricionista Roberta Sanches, as palestras foram desenvolvidas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). Foram três momentos distintos, na Saúde da Mulher a abordagem foi sobre a prevenção ao câncer do colo de útero.
Na escola, durante uma aula da disciplina Projeto de Vida tivemos um momento com as adolescentes para contar um pouco sobre a nossa profissão e os desafios enfrentados no dia a dia. É um processo bem legal uma vez que elas estão finalizando o ensino médio e procuram conhecer um pouco mais sobre as diferentes profissões para a partir daí fazer sua escolha”, explicou.
A Oficina de Alimentos com diferenciação nos produtos in natura, processados e industrializados, os benefícios e malefícios de cada um deles também foi tema de debate na comunidade. Cerca de 80 mulheres no total de todos os dias participaram da iniciativa.
Publicado em 20/03/2023