Visando qualificar e capacitar os profissionais que atuam na saúde indígena para desenvolver trabalhos relacionados ao saneamento ambiental nas aldeias, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro realizou, dos dias 29 de julho a 02 de agosto, na Ilha de Camanaus, Polo Base Taperera, a IV Semana Ambiental de Saúde Coletiva: A Influência do Meio Ambiente na Saúde Indígena. O evento reuniu aproximadamente 40 participantes, incluindo agentes indígenas de saneamento, técnicos em saneamento, engenheiros sanitaristas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em enfermagem, enfermeiros, técnicos em edificações.
Durante a capacitação, diversos temas foram abordados pelos facilitadores. A educação em saúde foi destacada como uma estratégia vital para a promoção de ambientes saudáveis. Além disso, os participantes aprenderam sobre a influência do meio ambiente na saúde indígena, conforme a perspectiva do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Outros tópicos importantes incluíram o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), as competências do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as normas de gestão das Unidades de Conservação federais em São Gabriel da Cachoeira. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também apresentou suas principais competências, enquanto o plano de monitoramento da qualidade da água foi detalhado.
De acordo com a apoiadora técnica em saneamento e organizadora do evento, “a capacitação promoveu uma consciência crítica e transformadora entre os participantes, especialmente os agentes indígenas de saneamento. Os participantes foram encorajados a se tornarem multiplicadores dos conceitos e informações adquiridos durante o evento, disseminando o conhecimento em suas comunidades”, disse.
Fábio Sérgio Lima Brito, pesquisador do Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI), destacou a importância do evento: “O evento foi de extrema importância, pois abrangeu a interface de meio ambiente, saneamento e saúde coletiva. O foco foi o treinamento dos AISAN que aprenderam mais sobre a saúde ambiental e podem replicar os conhecimentos adquiridos em seus territórios.”
Ao final do evento, a equipe do DSEI ARN entregou materiais e insumos aos AISANs, além de 73 filtros de barro para as famílias que residem na aldeia que foi realizado o evento.
Publicado em 06/08/2024