Notícias

Indígenas Enauwenê-Nawê mudam para o município de Juína às margens do Rio Canoas

Com o objetivo de garantir a renovação do solo para as roças tradicionais, além de comportar o maior número de famílias e proporcionar o pleno exercício de seus usos, costumes e tradições, a comunidade indígena Enauwenê-Nawê, da aldeia Halataikwa realizou esta semana a mudança do grupo para o novo local.

Os indígenas instalados às margens do Rio Iquê, no município de Comodoro (MT), optaram pela construção das 50 ocas no município de Juína, próximo ao Rio Canoas. Com formato retangular, as ocas possuem estruturas de madeira e são cobertas com palhas de buriti e palha de açaí, o que permite o isolamento térmico.

Marco Tetsuo, dentista que há vários anos atende as comunidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá (MT) explicou que os Enauwnenê-Nawê, são compostos por nove clãs, e a cada ano um grupo permanece anfitrião e os demais saem busca dos peixes em suas famosas barragens, denominadas baitis. Ao completar o circuito de alternância dentro das comunidades eles saem em busca das terras mais férteis e naturais. 

  

 

 

Publicado em 07/04/2022