Médicos e enfermeiros que integram o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima participaram nos dias 27e 28 de uma importante capacitação sobre Manejo Clínico de Tuberculose. O treinamento, conduzido por representantes do Ministério da Saúde abordou temas como diagnóstico, busca ativa de sintomáticos respiratórios, avaliação de contatos e exames especializados, incluindo Prova Tuberculina, baciloscopia eTeste Rápido Molecular.
De acordo com enfermeira Luciane Mendes, Ponto Focal da Tuberculose do DSEI Leste Roraima, “a capacitação teve como objetivo aprimorar o diagnóstico precoce da tuberculose, melhorar o atendimento aos usuários e, consequentemente, reduzir a incidência de casos na população atendida pelo Distrito Leste. O curso teve a participação de 12 médicos e 17 enfermeiros, totalizando 29 profissionais capacitados”.
Com essa formação, o Dsei Leste Roraima reforça seu compromisso com a saúde pública, visando um atendimento mais eficiente e a redução dos números de tuberculose na região. A iniciativa destaca o empenho da equipe em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e promover uma gestão eficaz no enfrentamento da doença.
Publicado em 30/08/2024