Notícias

Equipe do DSEI Leste realiza mais de 2 mil procedimentos nas comunidades do Polo Base Pedra Preta

Com o objetivo de levar ações de saúde pública às comunidades indígenas, dar início à Campanha de vacinação contra a Influenza e intensificar as vacinas de rotina do calendário vacinal com a inclusão da vacina bivalente contra a Covid-19, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima realizou, dos dias 12 a 15 de abril, várias ações nas comunidades que integram o Polo Base Pedra Preta, no município de Uiramutã.


De acordo com a enfermeira Jailcy Silva, foram realizadas cerca de mil consultas. “Dentre os serviços oferecidos estão as consultas médicas, atendimentos odontológicos, psicológicos e nutricional que são fundamentais para os indígenas”, disse. Além das consultas de rotina, os grupos participaram de palestras sobre saúde bucal, saúde mental, saúde da mulher e a importância da Campanha de influenza e vacinas de rotina.


A enfermeira explicou que nos quatro dias de ações foram executados 2.248 procedimentos com testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, pré-natal, PCCU, tratamento de verminose, imunização e administradas 910 doses de vacinas, destas 344 contra a influenza.


Morador da Comunidade Pedra Preta, o indígena Tuxaua Floriano Cavalcante Araujo destacou que ações como esta são fundamentais para a saúde da comunidade. “Nós só temos a agradecer a equipe do DSEI e da prefeitura por todo o serviço prestado. Esperamos que ações iguais a esta aconteçam com frequência”, pontuou.


O trabalho, que contou com o apoio da equipe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), foi desenvolvido nas comunidades Boas-Vindas, Chuí, Cajú, Cumaipá, Ilainã, Meró, Maloquinha, e Pedra Preta.

Publicado em 18/04/2023