Notícias

Equipe de Saúde leva às comunidades indígenas ações da campanha Fevereiro Roxo e Laranja

As cores ganharam destaque neste mês de fevereiro. O motivo? Conscientização! Conhecido como Fevereiro Roxo e Laranja, a campanha reforça a importância da prevenção, diagnóstico e o debate sobre doenças graves. O roxo faz alusão ao lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Já o laranja chama a atenção para um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia.

Com o objetivo de conscientizar as comunidades indígenas sobre a prevenção e orientar sobre essas doenças, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, Polo Comodoro composta pelo médico Diego Bett, a enfermeira Elândia Chaves, a técnica em enfermagem Neyse Souza e o motorista Antônio Marcos realiza durante todo o fevereiro diversas ações voltadas para o tema.

Para a enfermeira Elândia Chaves saber mais sobre cada uma das doenças é importante, principalmente se algum familiar ou amigo receber o diagnóstico positivo. Nestes casos reconhecer o problema, saber como agir em cada estágio colabora para que o paciente receba o tratamento adequado. “É fundamental que estes temas sejam discutidos e que tenham conhecimento sobre o assunto, principalmente para alertá-los uma vez que já foi constatado o surgimento de tais doenças entre os indígenas”, disse.

As ações são compostas por palestras, rodas de conversações e orientações sobre os cuidados. Moradora da Aldeia Sararé Central, situada no município de Conquista D’Oeste, dona Saenae Katitaurlu, destacou que a roda de conversa foi produtiva e esclarecedora. “Nunca tinha escutado falar sobre o lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Foi a primeira vez”, concluiu a indígena da etnia Nambiquara, do Povo Katitaurlu.

Conheça as características de cada doença

Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus.

Fibromialgia
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido.
A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população.

Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, estima-se que quase 100 mil idosos a partir dos 60 anos possuem a doença.

Leucemia
Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Com informações Ministério da Saúde

Publicado em 24/02/2023