Notícias

Equipe de saúde inicia suplementação de vitamina A nas comunidades indígenas

A Equipe de saúde que atua no Polo Base Comodoro iniciou na última semana a suplementação de Vitamina A aos indígenas do Complexo Sararé, Wasusu Central e 13 de Maio. A medicação tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A, mortalidade e morbidade em crianças de seis meses a cinco anos de idade.

De acordo com a enfermeira Elândia Chaves Caetano, que atua no Polo Base, evidências científicas apontam que a suplementação contribui na redução do risco global de morte, em que os números podem chegar a 24%. Já mortalidade por diarreia os dados apontam 28% e mortes por todas as causas, em crianças HIV positivo totalizam 45%.

Diante desse impacto positivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a administração de suplementos de vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia e a cegueira de origem nutricional em crianças. No entanto, conforme a enfermeira, “a suplementação profilática de vitamina faz parte de um conjunto de estratégias para melhorar a ingestão desse nutriente e os resultados dependem da associação à diversificação dos alimentos ingeridos”. Além da enfermeira, o trabalho conta ainda com o apoio da Técnica em enfermagem Tereza Cristina.

Publicado em 10/04/2023