As equipes de Saúde que atuam no Polo Base Manoá, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Leste Roraima realizaram uma atividade temática em alusão à campanha Outubro Rosa. Com o slogan “O Encontro das Cores”, a iniciativa, que aconteceu na comunidade Manoá, na Região da Serra da Lua, no município de Bonfim, reuniu também indígenas das comunidades Nova Esperança e Vila Francisco, das etnias Macuxi e Wapixana para discutir sobre ações de prevenção do câncer do colo de útero e de mama.
Gabriella Falcão, que integra o grupo e atua como dentista nas comunidades explicou que foram dinâmicas e palestras. “Foi muito incentivado sobre os exames preventivos, a importância de consultar com os médicos e enfermeiros para uma avaliação. Assim como o autocuidado. Além disso, nosso encontro possibilitou diversas atividades que elevaram a autoestima dessas mulheres, por meio de dinâmicas, brindes como esmalte, algodões e serras de unhas. Esse tipo de ação reduz a resistência em receber o conteúdo que estamos transmitindo, além de ampliar a participação”, pontuou.
A odontóloga explicou que apesar das ações continuadas e das visitas dos agentes de saúde um dos maiores desafios é fazer as indígenas irem com frequência as unidades de saúde realizar os exames preventivos na periodicidade necessária. “Nós enfatizamos bastante sobre a importância de fazer os exames preventivos periódicos, porque assim conseguimos acompanhar a saúde da mulher e em casos de diagnóstico positivo o tratamento precoce é o melhor remédio”, concluiu.
Para trazer mais dinamismo e interação, cada grupo ficou responsável por levar um prato de comida com frutas das cores escolhidas. Além da confraternização e palestras, as mulheres puderam tirar dúvidas acerca do tema e ouviram relatos de pessoas que acompanharam de perto algum caso de câncer na família. O trabalho na comunidade foi realizado pela enfermeira Karina Maciel, a técnica de enfermagem Elisomara Rodrigues, a cirurgiã-dentista, Gabriella Falcão e a auxiliar de saúde bucal Hericka Sinara. Cerca de 50 mulheres indígenas participaram do encontro.
As mulheres ouviram relatos de pessoas que acompanharam de perto algum caso de câncer na família | As participantes receberam brindes como esmalte, algodões e serras de unhas |
Publicado em 31/10/2022