Representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, a enfermeira Fernanda Delfino Miranda Fumoto participou na última semana da Oficina de Elaboração do Plano Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Centro Norte, no Estado de Mato Grosso (MT). O foco da iniciativa era analisar os indicadores de saúde da macrorregião e a partir dos resultados e do diálogo ampliado entre todos os participantes elencar os problemas e a priorização de cada um deles.
De acordo com a Apoiadora Técnica em Saúde, Fernanda Fumoto “no encontro apontamos demandas que vão desde a Atenção Primária à Saúde até os serviços de Média e Alta Complexidade”. Para ela, a “participação de representantes do DSEI contribui na inclusão das especificidades culturais, logísticas, sociais entre outras dos indígenas assistidos nas referências municipais e estadual”.
PRI
O PRI é parte do processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a ser realizado no âmbito das Macrorregiões de Saúde. Trata-se de um espaço de aproximação da gestão distrital com demais entes federados cujo produto será resultante desta pactuação. O Plano Regional servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde, conforme § 2º, art. 30, da Lei Complementar 141/2012. Esse processo visa promover a equidade regional, bem como contribuir na concretização do planejamento ascendente do SUS.
As seis Macrorregiões do Estado estão em fase de elaboração do PRI. Compõe a região Centro Norte, Cuiabá, Capital do Estado que recebe indígenas de todo Mato Grosso, na CASAI Cuiabá, os municípios de Barão do Melgaço, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger onde estão os indígenas das etnias Bororo, Guató e bakairi.
Publicado em 16/03/2023