Encontro pioneiro das mulheres indígenas em TI Juininha celebra a força feminina e destaca o uso de plantas medicinais

Evento promove discussões sobre violência, saúde mental e saberes ancestrais das comunidades indígenas

Localizada nas proximidades das cabeceiras dos Rios Juruena e Pagagaio, a Aldeia Três Lagoas, no município de Conquista do Oeste (MT),foi palco do primeiro encontro das mulheres HALOTI/KATITÂUHLU. Com o tema "Reconhecimento da Força das Mulheres Indígenas", o evento realizado pela Funai Tangará da Serra em parceria com a comunidade busca fortalecer a voz e o protagonismo das mulheres indígenas, reconhecendo sua força e contribuição para a sociedade.

O evento contou com uma programação diversificada, abordando temas fundamentais como a Violência contra mulher, Saúde mental e o Uso de plantas medicinais. Uma das palestrantes, Valdeiza Avelino Ozanaezokero, farmacêutica do Polo Base Tangará, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, compartilhou conhecimentos sobre o poder curativo das plantas medicinais tradicionais.

Além de discutir questões relacionadas à violência de gênero e saúde mental, o encontro proporcionou um espaço para valorizar os saberes ancestrais das comunidades indígenas, em especial o conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais. Esses saberes têm sido transmitidos de geração em geração e representam uma valiosa contribuição para a saúde e o bem-estar das comunidades.

O uso de plantas medicinais é uma prática milenar nas comunidades indígenas, e a troca de conhecimentos sobre essas plantas durante o encontro reforça a importância de preservar e valorizar a sabedoria ancestral. As plantas medicinais são consideradas aliadas poderosas no tratamento de doenças e no fortalecimento do equilíbrio físico, mental e espiritual.

Participantes
Autoridades e representantes de diversas instituições do município de Conquista do Oeste estiveram presentes, juntamente com representantes da Funai Tangará da Serra, Funai Pontes e Lacerda. Representantes do DSEI Cuiabá, Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Associação Halitinã, Cacique Paulo Sérgio e a Vereadora Iva Haloti. A presença dessas personalidades demonstra o reconhecimento da importância do evento e o compromisso em fortalecer as vozes das mulheres indígenas.

Publicado em 28/06/2023