Notícias

Encontro na Aldeia Japuira aborda aspectos essenciais para a saúde das crianças indígenas

Nutrição e higiene bucal são destaques na iniciativa da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI)

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Cuiabá) que atua na Terra Indígena Manoky/Myky, promoveu nesta terça-feira, 06, uma significativa ação na Aldeia Japuira, localizada no município de Brasnorte. O encontro teve como objetivo principal orientar as famílias sobre a importância de uma alimentação saudável para o crescimento e desenvolvimento das crianças indígenas.

Durante a roda de conversa, a médica Jhenifer Laura de Oliveira destacou que uma dieta equilibrada desde a infância desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e no preparo das crianças para um futuro com saúde física e mental. "Uma nutrição adequada fortalece o sistema imunológico, contribui para o bom funcionamento do organismo e fornece os nutrientes necessários para um desenvolvimento pleno", afirmou.


A psicóloga da equipe, Maria Elizandra Lopes Torekureudo, complementou que "oferecer uma base nutricional sólida desde os primeiros anos de vida não apenas promove a saúde física, mas também o desenvolvimento cognitivo e emocional dos indivíduos". Por meio dessas ações educativas, a EMSI busca garantir uma qualidade de vida elevada para as comunidades e assegurar uma saúde integral para todos os indígenas.

Publicado em 07/06/2023