Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância da saúde mental e debater questões que afetam diretamente as comunidades indígenas, o Departamento de Atenção à Saúde Indígena (Diasi) promove o primeiro Encontro de Jovens em várias aldeias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá. A iniciativa busca dialogar com os jovens, oferecendo alternativas para a ociosidade e combatendo o uso de drogas e álcool nas aldeias.
Na última semana, o evento ocorreu na Terra Indígena Meruri, na Aldeia Boe Bororo, em General Carneiro (MT). A ação cria um espaço de escuta e diálogo, envolvendo toda a comunidade, e vai além da conscientização, oferecendo apoio e fortalecimento para a juventude indígena. “O evento está sendo bem recebido porque é uma ação coletiva”, relatou Guilherme Chaves, Coordenador da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP).
Diante da crescente preocupação com o bem-estar dos jovens, o encontro surge como uma oportunidade de resgatar a autoestima e criar novas perspectivas. “Vemos muitos jovens ociosos, sem perspectiva, e seguindo caminhos prejudiciais. A campanha busca mudar esse quadro, dando novo impulso para os profissionais e moradores das aldeias”, explica Guilherme Chaves.
O evento em Meruri é o primeiro de uma série; outras aldeias, como a Umutina, localizada em Barra do Bugres (MT) também receberão o encontro nas próximas semanas, expandindo o alcance da iniciativa. Guilherme Chaves salientou que as atividades acontecerão gradualmente em todas as comunidades que integram o DSEI Cuibá.
Publicado em 09/09/2024