Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnicos e fortalecer a qualidade do atendimento odontológico aos povos indígenas, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima realizou entre os dias 23 e 27 de setembro, uma capacitação para cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal. A iniciativa teve como foco a abordagem de patologias bucais de origem em tecido epitelial, glândulas salivares e tumores mais frequentes na odontologia.
O evento contou com a presença de especialistas renomados, cada um trazendo perspectivas e conhecimentos para o dia a dia dos profissionais da saúde. Além do foco na saúde bucal, a capacitação contou com palestras externas ao bem-estar dos profissionais de saúde. A psicóloga Gardeny de Paulo tratou do tema "Saúde do Trabalhador", enfatizando a importância do equilíbrio emocional e mental para a eficácia do atendimento aos pacientes. A fisioterapeuta Trueyce Kely trouxe uma abordagem prática sobre "Ergonomia no Trabalho", orientando sobre como prevenir lesões e melhorar a postura durante as atividades diárias, especialmente nas condições de atendimento em campo.
Referência Técnica do Programa de Saúde Bucal do DSEI Leste Roraima, Dra. Raysnara Peres, destacou a relevância do evento, enfatizando que o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais proporciona mais segurança no atendimento aos povos indígenas e fortalece o papel da saúde bucal como uma parte do cuidado integral. “A capacitação é uma oportunidade única para garantir que nossos profissionais tenham acesso aos conhecimentos necessários para oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado às comunidades indígenas”, afirmou Raysnara Peres.
Essa capacitação faz parte dos esforços contínuos do DSEI Leste Roraima para garantir que os profissionais de saúde atuantes em áreas indígenas estejam preparados para enfrentar os desafios específicos dessa população. Ao fornecer atualização técnica e promover a prevenção, o DSEI garante que os povos indígenas tenham acesso a serviços de saúde bucal de qualidade, fundamentais para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Publicado em 01/10/2024