Visando aprimorar a assistência odontológica nas comunidades indígenas, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), que integra Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, realizou visitas a dez comunidades ao longo desta semana. O objetivo central foi ouvir as lideranças, os usuários dos serviços de saúde e os colaboradores da área, a fim de obter informações cruciais para melhorar os serviços odontológicos oferecidos.
Diêgo Coêlho, Responsável Técnico de Saúde Bucal do Dsei Leste Roraima, destacou que a intenção por trás desse esforço é utilizar as informações coletadas durante as visitas como base para buscar melhorias significativas na assistência odontológica prestada às comunidades indígenas. “Nossa visita objetivou realizar o diagnóstico situacional das condições dos consultórios odontológicos das comunidades, afim de melhorar a prevenção e a qualidade dos atendimentos odontológicos baseado nos princípios organizacionais do SUS e realizar o levantamento de problemáticas e sugestões de melhorias do programa de saúde bucal.
O grupo esteve na comunidade Mangueira e Garagem do Polo Base Araçá do Amajari; visitaram o Polo Base Três Corações, Milho e Canta Galo; estiveram nos Polos Sorocaima II, na comunidade Entroncamento; a comunidade Placa, do Polo Teso do Gavião, Guariba de Normandia do Polo Base Jacarezinho e Coqueirinho, do Sub-polo Napoleão e São Mateus do subpolo São Mateus também receberam a equipe de Saúde.
Publicado em 05/09/2023