Com o objetivo de promover a atenção psicossocial aos povos indígenas, abordando temas fundamentais como transtornos mentais, uso racional de medicamentos, terapias integrativas e a importância das fichas de notificação como dados epidemiológicos, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá realizou nos dias 05 e 06 de agosto o Encontro de Educação Permanente em Saúde Mental.
A iniciativa, realizada nas aldeias Paredão e Cravari com indígenas das etnias Manoki, foi desenvolvida pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Polo Base Brasnorte. A formação contou com a participação de cerca de 50 profissionais de saúde, profissionais de educação e lideranças locais.
De acordo com a enfermeira, Ponto Focal do Polo Brasnorte, Ronicleia Aparecida Ferreira dos Santos, durante as oficinas foram realizadas levantamento situacional dos agravos existentes que tem comprometido a saúde mental da comunidade, bem como apresentado as redes de apoio existentes e construído em conjunto encaminhamentos de possíveis estratégias que possam ajudar no processo de melhorias.
O evento destacou-se pela abordagem colaborativa e pela busca de soluções práticas e efetivas para os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. O compromisso e a dedicação dos participantes refletem um passo importante rumo à melhoria da saúde mental e ao fortalecimento das redes de apoio nas aldeias Manoki.
Publicado em 07/08/2024