Notícias

DSEI Cuiabá dá início as atividades da II Semana Mato-grossense de Doação de Leite Humano

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) que atua no Polo Base Rondonópolis e colaboradores da Divisão de Saúde Indígena (Diasi) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, iniciaram nesta segunda-feira, 15, as atividades da II Semana Mato-grossense de Doação de Leite Humano. A iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES- MT) e Escritório Regional de Rondonópolis tem como foco ampliar as doações de leite materno. Este é o primeiro projeto no Mato Grosso voltado à população indígena.

Conforme a enfermeira Ronicleia Aparecida dos Santos, foi um momento de muito aprendizado e trocas de experiências. “Ouvir os relatos das mulheres indígenas sobre a amamentação e como isso está enraizado em sua cultura foi enriquecedor. Esse foi apenas o primeiro passo de muitas etapas que estão por vir, e com certeza trará muitas oportunidades para essa população assistida, além de fortalecermos ainda mais enquanto saúde a importância do aleitamento materno no desenvolvimento e crescimento das crianças através de uma maior sensibilização sobre o tema”, completou.


De acordo com a nutricionista, Roberta Sanches, a ideia é fomentar a possibilidade de implementar um posto de coleta na UBSI e contribuir com o banco de leite que atende a região. Os indígenas da etnia Boe Bororo participaram da roda de conversa sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança, como funciona a doação do leite humano, sua chegada até o Banco de Leite e como se dá seus atendimentos. As atividades foram realizadas na Aldeia Gomes Carneiro localizada na Terra Indígena Tereza Cristina, situada no Município de Santo Antônio de Leverger.

Publicado em 16/05/2023