A equipe do serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), do Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, realizou na última semana na Aldeia Cabari, do Polo Base Ilha das Flores, a implantação do Sistema Alternativo Coletivo de Abastecimento (SAC). O procedimento é muito utilizado em comunidades que ainda não contam com o abastecimento público de água e visa oferecer uma água potável à população da aldeia, por meio da utilização dos poços artesianos, contribuindo com garantia da saúde nas comunidades.
Para implantação do sistema foram realizados chapiscos dentro e fora das paredes do poço Amazonas; drenagem da água existente com o auxílio de uma moto bomba; com hipoclorito de cálcio a desinfeção da água; construção da base das placas solares, montagem do sistema de bombeamento; construção da base de madeira do reservatório, chafariz, hidráulica e pintura.
Além da implantação do SAC, as famílias instaladas na comunidade e os profissionais que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), participaram de uma oficina sobre a importância da coleta de resíduos sólidos na aldeia e a forma correta de lavar as mãos, principalmente das crianças. A aula prática aconteceu às margens do Rio Negro. O grupo acompanhou ainda vídeos educativos sobre DDA O QUE É DDA e qualidade da água. 133 famílias estão instaladas no local.
Publicado em 29/06/2022