A conveniada Fundação São Vicente de Paulo (FSVP), em parceria com o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, realizou na última quarta-feira, 13, uma palestra sobre a acompanhamento às gestantes e cuidados com os recém-nascidos com as parteiras que atuam nas comunidades indígenas atendidas pelo Polo Base de Iauaretê.
Com o objetivo de capacitar cada vez mais estas profissionais, para que acompanhem a gestação domiciliar, as parteiras foram orientadas pela médica Ana Paula e pelos enfermeiros Paulo Vitor Machado e Leosiane Garrido sobre temas como a importância do pré-natal, partejar, medicina tradicional, manobras de Leopold, Altura Uterina, parto Domiciliar, puerpério dentre outros.
Para o enfermeiro Paulo Vitor Machado, trabalhar estes temas nas comunidades fortalece o trabalho destas mulheres, aproxima as equipes de saúde, parteiras e gestantes e contribui significativamente na redução da mortalidade infantil nas aldeias indígenas. “Este curso vem fortalecer o papel e o protagonismo das parteiras na comunidade, ajudando as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) no acompanhamento ao pré-natal, parto e puerpério”, concluiu.
Publicado em 15/10/2021