Para aumentar a cobertura vacinal dos povos indígenas, e reduzir os riscos de disseminação e os impactos da Covid-19, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto do Rio Negro que atua no Polo Base Taracuá iniciou esta semana, a campanha de vacinação dos adolescentes.
Por ser uma área geograficamente distante, os profissionais destacam os desafios e a importância de fazer com que o imunizante chegue em todas as comunidades indígenas. “Nós sabemos o quão dificultoso é o transporte, armazenamento e manuseio dessas vacinas, mas ter chegado aqui e poder imunizar estas pessoas é gratificante. Então seguimos firmes e fortes, enfrentando as barreiras e fazendo sempre o melhor para a população indígena ”, destaca a enfermeira do DSEI ARN, Thays Henrique.
Thays conta que as aplicações acontecem na escola. “Os adolescentes foram divididos por turmas e após a aplicação da primeira dose da vacina, eles passam por atendimento médico. A adesão tem sido bem satisfatória”, completa a enfermeira.
Publicado em 18/11/2021