Notícias

DSEI Alto Rio Negro promove curso sobre Manejo de Tuberculose e Hanseníase no Território Indígena

Encerra nesta sexta-feira, 24 de maio o curso de Educação Permanente: Manejo da Tuberculose e Hanseníase, promovido pelo Núcleo de Prevenção das Doenças e dos Agravos - Núcleo V. A capacitação teve como foco orientar os profissionais de saúde sobre o manejo clínico eficaz dos pacientes com tuberculose e hanseníase, assegurando diagnóstico precoce, identificação de sinais e sintomas, realização de exames complementares, classificação diagnóstica, tratamento adequado e organização do processo de trabalho.

Farmacêutica no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, Tamirys Alberta das Chagas Winhork afirmou que a iniciativa visa equipar os profissionais de saúde que atuam no território indígena com as melhores práticas e conhecimentos sobre essas doenças, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas. “O curso aborda detalhadamente todas as etapas do manejo clínico, desde a identificação dos primeiros sintomas até a administração e monitoramento do tratamento, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da intervenção oportuna”.

Com início na segunda-feira, 20, a capacitação reflete o compromisso contínuo do DSEI Alto Rio Negro com a saúde indígena, garantindo que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios impostos por essas doenças.

Publicado em 24/05/2024