DSEI ALTO RIO NEGRO: Capacitação em Sala de Vacina contribui na eficácia da imunização nas comunidades indígenas

Aconteceu na última semana, a capacitação em da Sala de Vacina para a turma composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro. A atualização dos profissionais que atuam na vacinação dos povos indígenas foi realizada pela Fundação São Vicente de Paulo (FSVP) de Paraopeba (MG), em parceria com a coordenação do DSEI.

O curso foi realizado com o objetivo de preparar as Equipes Multidisciplinares de Saúde sobre as principais diferenças entre a vacinação adulto e pediátrica da Covid-19, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabeleceu uma série de regras. Além da dosagem com microgramas menores, o período de armazenamento do imunizante também tem períodos distintos para os respectivos públicos. Os profissionais discutiram ainda sobre os conceitos básicos, protocolos e procedimentos para vacinação, como transportar os imunizantes com segurança e o calendário vacinal. Os participantes do curso receberão certificados.

É importante reforçar que mais de 90% dos indígenas inseridos nos grupos prioritários de saúde já receberam a 3ª dose da vacinação. As Equipes que atuam no DSEI seguem atendendo os jovens, adolescentes e crianças que moram nas aldeias distribuídas entre os 25 Polos-Base  que compõem o DSEI ARN.

Publicado em 27/01/2022