Notícias

DEZEMBRO VERMELHO: DSEI Cuiabá realiza ações preventivas com os povos da etnia Guató na região do Pantanal

 

Profissionais da equipe multidisciplinar de saúde indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá realizaram ações preventivas da campanha Dezembro Vermelho nos povos da etnia Guató que vivem nas aldeias Aterradinho  e São Benedito localizadas na região do Pantanal.

Na ocasião, foram realizados testes de HIV, HEPATITE B, HEPATITE C E SÍFILIS em indígenas da faixa etária 10 a 69 anos.

Vale lembrar que a campanha “Dezembro Vermelho” além de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV,  é também uma grande mobilização nacional na luta contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

As principais IST são :  Herpes genital,  Cancro mole (cancroide),  HPV;  Doença Inflamatória Pélvica (DIP),  Donovanose,  Gonorreia e infecção por Clamídia,  Linfogranuloma venéreo (LGV),  Sífilis,  Infecção pelo HTLV e  Tricomoníase.

 

(Com informações do Ministério da Saúde)

Publicado em 04/12/2020