Notícias

Condisi Cuiabá debate melhorias para saúde indígena em Reunião Extraordinária

Com o objetivo de discutir temas fundamentais para a melhoria da saúde indígena e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Cuiabá realiza sua 34ª Reunião Extraordinária. O encontro acontece nos dias 20, 21 e 22 de agosto.

No primeiro dia, as autoridades se reúnem para aprovar a ata da 33ª Reunião Ordinária do Condisi Cuiabá e apresentar as atribuições e competências da área técnica da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI).
Neste segundo dia, o foco será a capacitação em vigilância, uma área vital para a prevenção e controle de doenças nas comunidades indígenas. O último dia será dedicado à consulta pública sobre a criação da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS). A equipe técnica da AGSUS estará presente para conduzir as discussões e esclarecer dúvidas dos participantes. A consulta pública tem como objetivo principal coletar opiniões e sugestões sobre a implementação da nova agência, visando uma gestão mais eficiente e integrada do SUS.

De acordo com Guilherme Chaves, Coordenador Local da Fundação São Vicente de Paulo (FSVP), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, a realização desses eventos destaca a importância do diálogo contínuo e da capacitação técnica para a melhoria dos serviços prestados às comunidades. Além disso, “a participação ativa dos profissionais de saúde e das lideranças indígenas fortalece a governança e a tomada de decisões que impactam diretamente a qualidade de vida dessas populações”, concluiu.

Publicado em 21/08/2024